25.4.10

Arroz de polvo frito


Depois de muito experimentar, vários pratos de arroz de polvo, quer em restaurantes quer em casa de alguns amigos, tive a necessidade de encontrar a minha versão com a qual me identifico mais, pois não consigo digerir a ideia de que uma receita com arroz de polvo seja igual ou idêntica à de um arroz de peixe.
Talvez por isso queira partilhar esta minha improvisação:

Preparação:

Compre o polvo, de preferência congelado e limpo, coloque-o numa panela para cozer em vinho tinto, com uma cebola inteira e um cravinho espetado.
Depois de bem cozido corte o polvo aos bocados e reserve. Guarde o líquido que resultou da cozedura.
À parte, numa caçarola, faça um refogado com cebola e alho picado, 4 quadrados de chouriço de carne de boa qualidade e deixe refogar até aloirar. Adicione uma colher de sopa de polpa de tomate e deixe apurar.
Adicione ao refogado o polvo cortado aos bocados e deixe fritar muito bem. Vá acrescentado sempre um pouco do líquido da cozedura para não secar.
Acrescente de seguida o arroz, de preferência vaporizado, e juntamente com o polvo deixe fritar mais um pouco.
Por fim junte o liquido necessário, em função da quantidade de arroz utilizada. Caso seja necessário junte água quente. Tempere a gosto com sal, pimentas moídas e coentros picados

Verifique os temperos e acompanhe com uma salada de alface bem temperada, por ex. com raspas de cebola, azeite e vinagre de sidra.

Sem comentários:

Enviar um comentário