23.4.10

As favas contadas

O significado da expressão «favas contadas» remonta à Grécia Antiga e é nesta época, na Primavera, que elas estão especialmente tenras e mais saborosas e por isso não resisti de fazer esta “tachada” para nosso belo prazer.

Lave muito bem as favas e reserve. Coloque muitos alhos e coentros num tacho grande de barro ou num tacho eléctrico que é muito mais rápido o seu processo de cozedura. Adicione as pimentas e uma boa morcela cortada às rodelas. Frite tudo um pouco, mas sem alourar muito, e depois coloque as favas previamente lavadas.

Deixe estufar um pouco e não se esqueça de por a tampa respectiva. Evite destapar o tacho sistematicamente só para observar as favas, as diferenças de temperatura podem deixar as favas com a pele mais rija.

Nota: Eu sei que podemos por um pouco de entrecosto mas assim ficam menos calóricas.

1 comentário:

  1. A fava é especialmente saborosa nos meses de Fevereiro a Junho. Em termos nutritivos, pode considerar-se um alimento rico: hidratos de carbono, proteínas vegetais, fósforo, magnésio, ferro e vitaminas do grupo B. Deverá preparar as favas do seguinte modo: depois de descascar as favas frescas, passe-as rapidamente por água. Se desejar, retire também a pele, especialmente, nas mais duras. É importante que cozam bem, quer se utilizem em saladas, guisados ou guarnições.

    ResponderEliminar