25.4.10

A baba de camelo da Floripes

Graças a Deus!

Já existe leite condensado cozido pronto a ser utilizado, em vez da 1 hora de cozedura numa panela de pressão, antigamente exigida quase por lei. Basta abrir uma lata e já está.
1 Hora seria infindável para quem quer desesperadamente um pouco de doçura num fim de tarde de domingo.

Fui tirar esta receita ao “baú” da Floripes e descobri uma típica fórmula de baba de camelo pouco doce e com uma textura muito suave.

Ingredientes:

1 Lata de leite condensado cozido
6 Ovos

Deixa-se ferver a lata de leite condensado durante 1 hora na panela de pressão….,
Corrijo: abrir uma lata de leite condensado cozido e junta-se as gemas, uma de cada vez e por fim as claras em castelo.
Vai ao frigorífico. Poderá decorar com um pouco de pralinê, bolacha maria ralada ou amendoas raladas, hoje optei pelo pralinê e ficou divinal.

O pralinê:

Faz-se o pralinê com o açúcar queimado e com 12 amendoas. Faz-se uma bola achatada em cima da bancada da cozinha besuntada com óleo e depois de fria é ralada e salpica-se na baba de camelo.

Já acabou!!

Arroz de polvo frito


Depois de muito experimentar, vários pratos de arroz de polvo, quer em restaurantes quer em casa de alguns amigos, tive a necessidade de encontrar a minha versão com a qual me identifico mais, pois não consigo digerir a ideia de que uma receita com arroz de polvo seja igual ou idêntica à de um arroz de peixe.
Talvez por isso queira partilhar esta minha improvisação:

Preparação:

Compre o polvo, de preferência congelado e limpo, coloque-o numa panela para cozer em vinho tinto, com uma cebola inteira e um cravinho espetado.
Depois de bem cozido corte o polvo aos bocados e reserve. Guarde o líquido que resultou da cozedura.
À parte, numa caçarola, faça um refogado com cebola e alho picado, 4 quadrados de chouriço de carne de boa qualidade e deixe refogar até aloirar. Adicione uma colher de sopa de polpa de tomate e deixe apurar.
Adicione ao refogado o polvo cortado aos bocados e deixe fritar muito bem. Vá acrescentado sempre um pouco do líquido da cozedura para não secar.
Acrescente de seguida o arroz, de preferência vaporizado, e juntamente com o polvo deixe fritar mais um pouco.
Por fim junte o liquido necessário, em função da quantidade de arroz utilizada. Caso seja necessário junte água quente. Tempere a gosto com sal, pimentas moídas e coentros picados

Verifique os temperos e acompanhe com uma salada de alface bem temperada, por ex. com raspas de cebola, azeite e vinagre de sidra.

24.4.10

Lombo de porco assado com gengibre


Depois de comprar 2 nacos de lombo de porco num hipermercado conhecido, decidi assa-lo no forno com gengibre, uma planta muito conhecida oriunda da índia e com um aroma muito forte, de sabor acre e picante como o da pimenta.

É muito simples de fazer, só tem de deixar a carne 24h de molho dentro de um alguidar coberto de vinho branco e correctamente temperado com alhos esmagados, sal e pimenta a gosto.

Após as 24h coloque os lombos de porco num recipiente de ir ao forno com o vinho branco e barre-os com "SAS TOMAT" Ekologisk do IKEA FOOD e com o ralador de citrinos raspe o gengibre previamente descascado.

Vai ao forno a uma temperatura de 200º e após 40mm, acrescente umas batatinhas inteiras com casca e espalhe algumas pedras de sal sobre elas. Vai novamente ao forno mais uns 40mm aproximadamente até estar tudo bem assado.

SUGESTÃO:
Provavelmente quando os lombos estiverem bem assados e as batatas estiverem cozidas vai encontrar um molho muito fluido. Poderá então, retirar todos os elementos de dentro do recipiente, reserva-los e entretanto coloque um pouco de “Maizena Express molhos” para engrossar um pouco e ponha novamente no forno para ferver.

Corte o lombo às fatias e regue com o respectivo molho.
Cá em casa adoraram….



23.4.10

Os brioches


Esta receita foi tirada do livro de receitas básico de um robot de cozinha e foi ligeiramente adaptada por mim quando num fim de tarde de domingo quisemos substituir o típico jantar por um lanche ajantarado composto por estes “pãezinhos”, recheados com compotas caseiras alentejanas (geleia de marmelo) e compotas algarvias (morango e amoras) todas elas biológicas, claro. Tudo isto acompanhado por um chá exótico para os adultos ou um chocolate quente para as crianças.

Ingredientes:

150gr de Leite
Uma pitada de sal
50gr de açúcar
50gr de margarina
3 Gemas de ovo
40gr de fermento fresco
400gr de farinha
2colheres de sopa de açúcar baunilhado.

Preparação:

Coloque no copo o leite, o sal, o açúcar e a margarina e programe 1mm, temperatura 37º velocidade 2

Adicione as gemas com o fermento e mexa durante uns segundos na velocidade 2, depois Junte a farinha e programe 15seg na velocidade 6, amasse durante 1mm na velocidade espiga.

Deixe levedar a massa dentro do copo até tocar na tampa (tape a maquina com uma manta para a manter bem quente). Depois de atingir essa altura faça bolas pequenas e pincele com gema de ovo. Ponha no forno a levedar, novamente, até atingir quase dobro do tamanho da bola inicial numa temperatura muito baixa (5º)

Quando atingir o tamanho desejado aumente a temperatura do forno para 200º e deixe ficar 15mm.
Recheie com compotas caseiras ou simplesmente com manteiga. Fica divinal.


Preparação manual:
em construção....

A gula de nozes



Este bolo faz parte da lista que eu pretendo desenvolver no blogue “a minha gula” mas, também, não deixa de ser um “sabor cá de casa”. Todos o adoram, especialmente os adultos e a minha filha de 4 anos.

Esta delícia, tem o início em Castro Verde e está nas minhas mãos há mais de 20 anos a estimular todos os sentidos da família e de alguns amigos. Uma verdadeira tentação.

É muito simples de fazer e tem duas variantes: com cobertura de ovos ou com cobertura de chocolate.
A minha gula expõe a versão com “ovos-moles à minha maneira”.

SUGESTÃO:
...E se congelar, ao retirar terá um semi-frio delicioso.

Mais pormenores em http://www.aminhagula.blogspot.com/

As favas contadas

O significado da expressão «favas contadas» remonta à Grécia Antiga e é nesta época, na Primavera, que elas estão especialmente tenras e mais saborosas e por isso não resisti de fazer esta “tachada” para nosso belo prazer.

Lave muito bem as favas e reserve. Coloque muitos alhos e coentros num tacho grande de barro ou num tacho eléctrico que é muito mais rápido o seu processo de cozedura. Adicione as pimentas e uma boa morcela cortada às rodelas. Frite tudo um pouco, mas sem alourar muito, e depois coloque as favas previamente lavadas.

Deixe estufar um pouco e não se esqueça de por a tampa respectiva. Evite destapar o tacho sistematicamente só para observar as favas, as diferenças de temperatura podem deixar as favas com a pele mais rija.

Nota: Eu sei que podemos por um pouco de entrecosto mas assim ficam menos calóricas.

A gula de ovos

Esta é a famosa tarte folhada de ovos que originou o blogue “ a minha gula”.
É uma receita fabricada por mim e que tem feito as delícias da minha família e amigos.

A gula de ovos é realmente uma gula, que resolvi comercializar a alguns e dar a provar a outros.
Por isso….Faça o favor de encomendar…..

Para futuras encomendas não esqueça
mailto:aminhagula@netcabo.pt ou pelo tel. 962972396
ENTREGAS AO DOMICILIO

Para mais informações visite a página:

http://www.aminhagula.blogspot.com

21.4.10

Caril de lulas fingido


Esta receita é muito simples para fazer num daqueles dias que chegamos muito tarde a casa e ainda temos de fazer o jantar, pois todos cá em casa dependem dele...como hoje.

Compre as lulas congeladas e limpas, prontas a utilizar. Corte às rodelas, da espessura de um dedo ou ao seu gosto e coloque-as num alguidar com um pouco de sal e de vinho branco. Reserve.

Numa caçarola, colocar uma cebola média picada e 3 dentes de alho, também picado, e deixe refogar um pouco, só até alourar.

Adicione um pouco de "SAS TOMAT" Ekologisk do IKEA FOOD (molho de tomate biológico) que resume-se num produto com várias especiarias biológicas, e deixe apurar tudo um pouco.

Junte as lulas com o vinho branco e deixe cozer em lume brando (não se esqueça de por uma tampa).

Acrescente as ervilhas congeladas (facultativo).
Quando estiver quase a terminar acerte um pouco de pó de caril (Cuidado porque existem alguns pós de caril que são muito picantes).

Acompanhe com arroz branco cozido na panela de pressão da “tupperware”.

Introduza previamente no microondas a panela de arroz com um pouco de alho e azeite e deixe fritar ligeiramente. Adicione o arroz com a água e o sal q.b. e deixe no microondas a cozer – para uma chávena e meia de arroz com 3 chávenas de águas deixe cozer durante 20mm.

Espero que seja útil.

Sugestão do sitio do costume:
"Nos refogados, estufados e assados no forno, use apenas um fio de azeite no inicio da preparação. Quando o cozinhado estiver pronto, desligue o lume, e só então acrescente um pouco mais de azeite. Deste modo está enriquecer o prato de nutrientes, sabor e perfume, conferindo o verdadeiro toque mediterrânico"

15.4.10

A grande gula de amêijoas do Meco


É a nossa loucura, todos cá em casa adoramos e choramos por mais.
É realmente muito facil de fazer. O segredo? a qualidade dos produtos.

Vá ao Meco e procure a D. Ilda, ela tem as melhores amêijoas de Lisboa e vale do Tejo, depois é só prepará-las.

Lave muito bem as amêijoas, de preferência com a água do mar, (aproveite e dê sum saltinho à praia e traga de casa um garrafão de 5 litros para encher), pode também lavar em casa com água da torneira e um punhado de sal grosso. Eu sei, eu sei NÃO É A MESMA COISA!
De seguida prepare um tacho e acrescente muitos dentes de alho esmagado, muitos coentros e azeite virgem. Deixe fritar um pouco, sem alourar, coloque as amêijoas e tape com a respectiva tampa.
Espere que abram todas e sirva regadas com sumo de limão.
Acompanhe com um vinho branco bem fresco.

É MESMO BOM!!

Bolo de chocolate com a xicara da minha mãe


Este bolo de chocolate é simples e fica muito bem quando servido num lache de amigas com um chá exótico a acompanhar.
Lembram-se da minha receita de bolo de iogurte à minha maneira? pois é, este bolo é a minha sugestão chocolate com a medida do copo de iogurte.
Escolha um chocolate em pó de boa qualidade ou derreta uns quadrados de chocolate de culinária com um pouco de leite e acrescente na massa em substituição do nosso querido iogurte. O resto é FACIL!!!

Batatinhas no forno com ervas aromáticas

Esta receita que vou partilhar é muito simples e pode ser para acompanhar quer um prato de peixe quer um prato de carne.

Compre batatas pequenas para assar e corte-as transversalmente com casca. Num pirex ou num tacho de barro (que ficam  ainda muito mais saborosas) coloque bastantes alhos, azeite e várias pimentas moidas.
Adicione as ervas aromáticas de acordo com o tipo de receita para obter melhores resultados:

Cabrito e Carneiro - Tomilho
Vaca - Alecrim
Porco - Salva, estragão
Aves - Alecrim, tomilho, estragão
Caça - Segurelha, tomilho, alecrim
Peixe em geral - Cebolinho

E vai ao forno..... Espero que gostem! 

Bolo de iogurte à minha maneira




O bolo de iogurte foi a minha primeira experiência culinaria em 1978 no Colégio de São José no Restelo e foi a melhor receita que até hoje encontrei, quer em livros de cozinha quer através de amigas. É muito facil de fazer e todos os miudos e graúdos gostam.

Ingredientes:
3 ovos
1 iogurte
3 quantidades de medida do iogurte cheias de farinha
2 quantidades de medida do iogurte cheias de açucar ou frutose (neste caso ponha um pouco menos de açucar)
1 quantidade de medida do iogurte de oleo ou manteiga.
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó

Preparação:
Numa taça colocar todos os ingredientes excepto as claras (estas são à parte batidas muito bem até ficarem bem firmes);
Bata toda a massa com a batedeira muito bem até adquirir uma consistencia muito fofa e depois junta as claras bem batidas.
Untar a forma de bolo com um pouco de mateiga e farinha e vai ao forno a 180º - 35mm aproximadamente.

SUGESTÂO: Pode substituir o iogurte por qualquer outra coisa.
por ex: chocolate, laranja, etc